Cases de sucesso

MeuCartório.net é a ferramenta da AnSata para site de cartórios

Linguagem exclusiva para cartórios trabalha para atender de maneira excelente sites de clientes do sul do país. A AnSata Informática, com o...

Solicite um orçamento













Portal do Selo de Qualidade Núcleo-BR


Data: 04/02/2013

O Núcleo-BR (Núcleo das Empresas Desenvolvedoras de Software para Cartórios) traz uma novidade para o mercado notarial e registral brasileiro: o SELO DE QUALIDADE NÚCLEO-BR!

Fundamentado nas normas ISO 9001, 10002, 27001, 10015, 31010, 19011 esta certificação abrange não só as normas internacionais de qualidade, como atende aos requisitos específicos do segmento notarial e registral, em suas diversas leis, provimentos, portarias e códigos específicos. Trata-se de uma ferramenta para o OFICIAL REGISTRADOR e TABELIÃO poder escolher a empresa que lhe fornecerá o software, tão primordial para sua atividade profissional.

A base para sua criação é o expertise das empresas pertencentes ao Núcleo-BR que hoje atendem a milhares de cartórios por todo o Brasil e entendem profundamente os meandros da rotina do trabalho executado pelos mesmos. Isso acontece porque estas empresas são responsáveis pela informatização desta atividade, onde cada vez mais a TECNOLOGIA é imprescindível.

O embasamento teórico (modelo) foi executado pelo Núcleo-BR em parceria com a consultoria Learn Business. O processo de auditoria para concessão do selo está à cargo da Certificadora Consultoria ISO, sendo conduzido de forma totalmente independente pela mesma.

O Selo de Qualidade do Núcleo-BR possui 2 certificações distintas: para a EMPRESA e para os PRODUTOS. A certificação da empresa assegura o atendimento mínimo a requisitos de pré-venda (procedimentos comerciais) e pós-venda (procedimentos de suporte). A certificação de produto assegura que os softwares estão de acordo com padrões técnicos, de segurança e de eficácia mínimos para serem considerados aptos para atender às demandas da serventia notarial ou registral.

Se você é titular de algum cartório esteja certo de que a partir de agora ficou muito mais fácil escolher os softwares para seu dia-a-dia!

     

Veja abaixo a lista dos certificados já concedidos

Tem alguma sugestão a fazer? Clique ao lado:

Dúvidas CARTÓRIOS

1 Como saber se uma empresa possui o Selo de Qualidade do Núcleo-BR?
  Verifique na lista acima as certificações já concedidas. Inclusive clicando sobre o ícone do selo, você terá acesso à integra do certificado, onde terá informações sobre o escopo da certificação e sua validade.
2 É importante que a empresa que me fornece o sistema tenha o Selo?
  Consideramos que sim, pois embora o cartorário possa ter um excelente atendimento por parte da empresa, alguns detalhes importantes podem estar passando desapercebidos e isso pode, em um futuro, abalar o relacionamento comercial entre as partes.
3 Como os software são avaliados?
  Os softwares são avaliados, principalmente, com relação aos resultados que entregam. Exemplo: no software para tabelionato de PROTESTO é desejável que exista uma rotina para cadastro de dados dos títulos manualmente obedecendo ao layout Febraban; no software para REGISTRO DE IMÓVEIS é desejável que seja possível a impressão dos Livros 1 a 5; no software para REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS é desejável que exista remessa de dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos, óbitos e óbitos-fetais ao IBGE. Na parte técnica, por exemplo, será considerado se o sistema permite armazenar dados em bancos de dados padrão SQL. Na parte de SEGURANÇA um exemplo é o requisito referente a armazenar as transações de modificação de dados efetuadas, para que possam ser posteriormente consultadas em processo de auditoria.
4 A Anoreg-BR possui uma certificação para empresas que atendem cartórios na área de TI. Qual a relação entre esta certificação e a do Núcleo-BR?
  A certificação do Núcleo-BR tem um escopo mais específico para as questões de atendimento pré e pós venda, além de poder ser feita também para produtos. São requisitos diferentes, mas consideramos que as certificações sejam complementares, de forma que uma empresa poderá optar por certificar-se através das duas entidades.
5 Como faço para obter o regulamento completo?
  Solicite por email: selo@nucleobr.org.br
   
  VOLTAR

 

 

Dúvidas das EMPRESAS DE SOFTWARE

1 As empresas não certificadas são divulgadas?
 
Não, há sigilo sobre isso. A divulgação é feita apenas das empresas efetivamente certificadas.
2
Após solicitar a certificação, minha empresa tem a garantia de obtenção do selo?
 
Obviamente não. Mas o regulamento é detalhado sobre QUAIS requisitos serão avaliados e COMO, de forma a não haver surpresas durante a visita de auditoria. Embora haja alguma flexibilidade nas análises dos auditores, o regulamento prevê critérios OBJETIVOS para a concessão do selo. Assim a empresa terá condições de, por si e antecipadamente, avaliar se cumpre o que está especificado no regulamento.
3
Minha empresa de software precisa se associar ao Núcleo-BR para obter a certificação?
 
Sim, porque alguns dos requisitos especificados no regulamento estão diretamente relacionados aos objetivos da entidade, principalmente no que se refere a código de conduta ética e garantia de portabilidade de dados, portabilidade esta que é uma inovação garantida apenas pelas empresas pertencentes ao quadro associativo do Núcleo-BR.
4
Se minha empresa de software solicitar e não conseguir o selo, posso solicitar novamente?
 
Sim. Há uma chance de, num primeiro momento, se a certificação não for concedida, solicitar um follow-up dentro de um prazo de 30 dias. Essa segunda auditoria pode resultar na concessão do selo. Independentemente de se utilizar o recurso da auditoria de follow-up a empresa poderá solicitar novamente a certificação, a qualquer tempo.
5
Minha empresa de software gostaria de certificar apenas um dos produtos que possuo - é possível?
 
Sim, desde que a empresa já tenha ou solicite, concomitantemente, o Selo de Qualidade Empresarial do Núcleo-BR. A condição para certificação de um produto é que a empresa esteja certificada. Já a certificação da empresa não depende da certificação de nenhum produto.
6 Qual é o prazo de validade do certificado?
 
3 anos. Mas, a cada ano a empresa deverá revalidar seu certificado, contratando auditorias específicas para isso.
7
Se houver novas versões da certificação, como fica o meu certificado?
 
Permanece válido até o prazo da certificação. Havendo melhorias ou upgrades no regulamento da certificação, este será identificado por novos números (2, 3, etc) e não influenciará os certificados previamente emitidos.
8 Como faço para obter a íntegra do regulamento?
  Solicite por email: secretaria@nucleobr.org.br.
9
Caso eu venha a me desfiliar do Núcleo-BR eu perco o Selo de Qualidade?
  Não, mas esta condição será considerada no processo de reavaliação anual.
10 Desenvolvemos nosso sistema em determinada plataforma - ela é aceita para efeito de concessão do Selo de Qualidade de Software?
  Sim, com certeza, pois não há nenhuma vinculação a plataformas específicas no regulamento do Selo de Qualidade. Você poderá desenvolver sistemas para ambiente Linux, Windows ou qualquer outro sistema operacional e utilizar qualquer linguagem ou gerenciador de banco de dados - nada disso faz parte dos requisitos, apenas as funcionalidades disponibilizadas aos usuários do sistema.
   
  VOLTAR

 

 

Sobre o projeto

O Selo de Qualidade do Núcleo-BR foi criado a partir da colaboração de diversas empresas de software que atuam direta e exclusivamente no desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas para cartórios extrajudiciais brasileiros de notas e registro. A ideia original partiu do princípio de avaliar as soluções a partir de requisitos técnicos e de segurança mínimos, assim como - e principalmente! - das funcionalidades específicas relativas ao exercício da atividade profissional do tabelião e do registrador. Este é o SQS - selo que avalia os produtos de software em si. O método utilizado para se chegar a este modelo foi o de elencar estas funcionalidades e submeter através de instrumentos de comunicação interna da entidade as mesmas para crítica de todos os associados. A premissa é de que ninguém poderia ser melhor indicado para este trabalho do que as equipes das empresas de software que há tanto tempo atuam neste mercado.

A parte concernente à avaliação da empresa é mais genérico e, em tese, poderia servir para qualquer empresa prestadora de serviços. A ideia aqui foi manter o foco em 2 pontos chaves para o relacionamento da empresa com o seu cliente: seus procedimentos comerciais e de pós-venda. O selo deve assegurar que a empresa cumpra o que foi prometido no ato da venda - e isso servirá de base para a concretização do negócio. E o selo também deve garantir que o cliente receba a devida assistência técnica para colocar o produto em funcionamento e que este receba atualização permanente.

Mas uma certificação de qualidade só terá credibilidade se for conduzida por uma empresa idônea e independente. O Núcleo-BR cuidou de contratar uma consultoria de qualidade com referências sólidas - Learn Business de Sorocaba/SP - para auxílio da construção do modelo da certificação (responsável comercial Sr Leonardo Basílio). As auditorias e emissão dos certificados serão baseados no regulamento aprovado, mas sem qualquer participação ou interferência do Núcleo-BR. E à empresa de software solicitante não caberá, também, interferência no resultado final. A chancela da certificação será feita pela TÜV THÜRINGEN IT, uma certificadora reconhecida mundialmente (responsável comercial no Brasil Sr Pierluigi Tripodi). O objetivo fundamental da TÜV Thüringen Itália é garantir o bom funcionamento de uma avaliação de mercado de conformidade regulamentar de maneira transparente e guiada pela imparcialidade absoluta, através de auditorias orientadas para a atividade real.

O regulamento do Selo de Qualidade do Núcleo-BR está registrado em cartório e a propriedade intelectual é uma cessão permanente ao Núcleo-BR, a partir de registro feito na Biblioteca Nacional.

VOLTAR

Notícias correlatas:

Fonte: Equipe Núcleo-BR

AnSata Informática Seeaway Advanced Technology Inc. DEMARIA ARGON CONSULTICART OFFICERSOFT LYON SIPLANCONTROL-M ENGEGRAPH Sistemas AUTOMATIZA E-TAB Tecnologia e Gestão Valid Certificadora ON LINE Engenharia de Sistemas