Cases de sucesso

ICEI - Inspeção Correicional Extrajudicial Independente Officer

O 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da comarca de Ibirama está instalado desde maio de 1912, sendo o Município de José...

Solicite um orçamento













Núcleo-BR e Colégio Notarial do Brasil criam Fórum de Discussões sobre o CENSEC


Data: 06/02/2013

O Núcleo-BR, grupo de empresas que produzem softwares para cartórios extrajudiciais de todo o Brasil, e o Colégio Notarial do Brasil (CNB-SP), criaram um fórum para debater as principais dúvidas sobre a constituição da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados – CENSEC.

O objetivo do Fórum, segundo o presidente do Núcleo-BR, Aldebaran Leite Agner, é auxiliar os associados na adequação dos softwares, que são necessários para o pleno funcionamento da CENSEC. "Trata-se de um fórum para discussão e compartilhamento de experiências e informações sobre esta Central de Dados, que é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça, e que o Colégio Notarial do Brasil é o mantenedor. O fórum irá ajudar, ainda, a estreitar o relacionamento do CNB e a equipe técnica da CENSEC com as empresas de softwares".

Em funcionamento desde o final de janeiro, Aldebaran conta que, até o momento, mais de 50 desenvolvedores já se cadastraram. “Já atingimos a maioria das pessoas as quais o fórum se destina. A ideia não é a expansão de membros e sim a disseminação de orientações e experiências. A finalidade é estritamente técnica”.

O fórum pode se acessado no endereço http://www.nucleobr.org.br/censec, restrito às empresas desenvolvedoras de sistemas para cartórios, que são associadas ao Núcleo-BR ou que tenham participado da reunião no Colégio Notarial do Brasil. Ou, ainda, que tenham solicitado o seu cadastro à analista de sistema da CENSEC, Vanessa Freitas, através do email vanessa.freitas@cnbsp.org.br.

Para Vanessa, que acompanha o fórum desde a criação, o Fórum tem sido muito útil na comunicação entre os desenvolvedores e o CNB. E, por ser uma ferramenta simples, o tempo de resposta para um questionamento é muito pequeno. “E o fato de existirem diversos participantes faz com que respostas venham por diversos lados”.

O CNB tem utilizado a ferramenta para colocar os desenvolvedores a par do que ocorre internamente, como informar um erro comum descoberto ou ainda divulgar a correção de algo identificado, já que os desenvolvedores postam itens que ajudam não só na correção dos problemas, mas também na identificação de falhas encontradas.

 

Notícias correlatas:

 

Sobre o Núcleo-BR

O Núcleo de Empresas Desenvolvedoras de Softwares para Cartórios (Núcleo-BR) foi criado em 2007 e representa a maturidade empresarial do setor de tecnologia para cartórios. Atualmente, é composta de mais de 20 associados com atuação em todos os segmentos registrais e notariais, respondendo pela informatização de cartórios em todos os Estados brasileiros. A proposta do Núcleo-BR é prestar contribuição no processo de interconexão e integração de operações dos cartórios de notas e registro do Brasil. Na média, as empresas integrantes do Núcleo-BR possuem 20 anos de experiência a serviço da informatização dos cartórios, distribuídos por todo o território nacional e habilitados nas especialidades específicas. A representatividade do Núcleo-BR corresponde a cerca de 70% do volume das transações nos cartórios de notas e registro do País. O Núcleo-BR defende a livre iniciativa entre as empresas de tecnologia que atuam neste segmento, a ampliação da base de cartórios informatizados, a integração das bases de dados e apóia o setor no objetivo de implementar serviços mais ágeis e seguros à sociedade brasileira. O atual presidente da entidade é Aldebaran Leite Agner, da empresa Ansata.

 

Fonte: Equipe Núcleo-BR

LYON ARGON DEMARIA OFFICERSOFT ENGEGRAPH Sistemas DRD SISTEMAS CERTDOX DOCUMENTOS CONFIÁVEIS ON LINE Engenharia de Sistemas CONSULTICART SIPLANCONTROL-M