Cases de sucesso

Central de Registro Civil de Alagoas

O Fundo Especial para o Registro Civil (FERC) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen/AL) reuniram, na manhã desta...

Solicite um orçamento













Reunião mensal do Núcleo-BR debate criação de 'selo de qualidade' para as empresas


Data: 15/06/2011

Nesta terça-feira (14.06), o Núcleo das Empresas Desenvolvedoras de Softwares para Cartórios (Núcleo-BR) realizou sua tradicional. O encontro, presidido por Paulo Gonçalves Siqueira, atual presidente da entidade, contou com a presença dos advogados José Pinteiro da Costa Bisneto e João Fausto Coutinho Miranda, da Pinteiro & Coutinho, de um escritório de advocacia especializado no setor tecnológico. “Os advogados estão presentes para que possamos esclarecer a proposta previamente apresentada a nós por parte do escritório deles e que possamos fazer uma contraproposta”, explicou Paulo.

“Nós queremos que vocês entendam o que pode ou não ser feito por parte de cada empresa no âmbito contratual, conferindo maior segurança em suas transações. Ainda hoje, questões como propriedade intelectual de um software e o direito empresarial atrelado às áreas de tecnologia, por exemplo, geram muitas dúvidas. Queremos que vocês criem o hábito de consulta e, até mesmo, a criação de um departamento jurídico dentro de cada uma das empresas”, comentou Pinteiro da Costa.

Em seguida, Marcos Petrônio Barbosa e Agnaldo De Maria relataram as últimas reuniões com representantes das entidades de classe. O objetivo desses encontros é afinar a postura do Núcleo-BR com as entidades, estabelecendo uma linha de pensamento uniforme. “Ficou esclarecido que cabe ao Núcleo BR o suporte técnico e as questões políticas atreladas aos projetos do Governo estão a cargo das entidades”, reforçou Petrônio.

“Sobre essas reuniões, eu estive com o Rogério Bacellar, presidente da Anoreg-BR, e definimos a criação de um ‘selo de qualidade’ para as empresas associadas ao Núcleo BR. Estamos incumbidos de elencar uma série de critérios técnicos para a implantação deste selo e apresentá-los à Anoreg-BR, que recomendará e reforçará a ideologia deste “controle de qualidade” aos cartórios e suas respectivas entidades representativas”, informou Paulo.

“É de fundamental importância a criação deste selo, não só para o Núcleo BR, mas para os cartórios também. É uma implantação onde todos saem ganhando. É um processo que inviabiliza a entrada de empresas amadoras no mercado”, complementou Agnaldo, ressaltando a importância do cumprimento do prazo para a elaboração dos critérios, que foi acertado para até o final do mês de junho pelo presidente do Núcleo BR e por Christian Ribas, secretário da entidade.

Ainda com relação aos projetos do Governo, o Núcleo BR criará um e-mail centralizador das dúvidas, questionamentos e sugestões relativas aos projetos do Registro Civil das Pessoas Naturais, que, por sua vez, será direcionado ao porta-voz das entidades junto ao Governo Federal. A iniciativa permitirá a organização na comunicação entre as empresas desenvolvedoras de softwares para cartórios e as empresas desenvolvedoras dos projetos governamentais.

O presidente do Núcleo BR abriu para um debate sobre as novas implementações no setor de comunicação da entidade, como o desenvolvimento de boletins semanais, o desenvolvimento de novos aplicativos no site do Núcleo BR e a elaboração de vídeos institucionais que seriam veiculados na TV da entidade.

No último tema tratado no encontro, Paulo Gonçalves Siqueira pôs em votação a possibilidade de patrocínio ao II Torneio de Futebol Society da Arpen-SP , em parceria com a Anoreg-SP. Por maioria de votos, ficou decidido que o Núcleo BR patrocinará parcialmente o evento e Marcos Petrônio Barbosa será o responsável pelas tratativas da parceria.

Participaram da reunião Paulo Gonçalves Siqueira (Siscart), José Eduardo de Souza (Officer Soft), Marcos Petrônio Barbosa (Argon), Agnaldo De Maria (DeMaria), Marcos Ortiz (ControlM), Christian Ribas (ServiceBank), Aldebaran Leite Agner (Ansata), Sandro Luiz Milczewski (Ansata), Ronaldo Dias Ribeiro (Engegraph), e os advogados José Pinteiro da Costa Bisneto e João Fausto Coutinho Miranda (Pinteiro & Coutinho).

Fonte: Assessoria de Imprensa

CONSULTICART ARGON CERTDOX DOCUMENTOS CONFIÁVEIS ON LINE Engenharia de Sistemas OFFICERSOFT DRD SISTEMAS LYON SIPLANCONTROL-M DEMARIA ENGEGRAPH Sistemas