Cases de sucesso

Engegraph, 22 anos de experiência e sucesso!

Ronaldo Dias Ribeiro, diretor da Engegraph Sistemas nos relata mais um case de sucesso no mercado de softwares cartorários com a Engegraph, transcrevendo...

Solicite um orçamento













Núcleo-BR debate regras de portabilidade e participação nos eventos das entidades de classe


Data: 29/10/2010

No dia 21.10, o Núcleo de Empresas Desenvolvedores de Software para Cartórios (Núcleo BR) realizou a reunião mensal do mês de outubro, presidida por Marcos Petrônio Barbosa, também representante da Argon Informática. O encontro contou ainda com a presença de Agnaldo De Maria (DeMaria), Paulo Gonçalves Siqueira e Laudemir Moura (Siscart), Marcos Ortiz (ControlM), Aldebaran Leite Agner (AnSata), Luiz Antonio Werner (Siplan), Geraldo Gomes Coutinho e Rodrigo Passari (Prodaser) e José Eduardo de Souza (Officersoft).

O primeiro tema tratado no encontro foi a participação do Núcleo BR no XXXVII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, em Natal, Rio Grande do Norte, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de setembro. Paulo Gonçalves Siqueira agradeceu a confiança por ter sido indicado para representar a entidade no evento. “Acredito que conseguimos um resultado positivo. A nossa relação com o Irib e a Arisp se estreitaram um pouco mais e estabelecemos uma parceria. Reivindiquei a participação do Núcleo nos eventos, com espaço para falarmos e foi sugerido que apresentemos uma linha do que será apresentado no próximo evento do Irib, que será em Brasília-DF, no ano que vem”, comentou Paulo.

Em seguida, Marcos Petrônio Barbosa apresentou aos presentes as novas adesões ao Núcleo BR: Extradigital, Brainsoft e Officersoft. Ele informou ainda que mais outras três empresas estão em processo de verificação e análise de documentação e possível incorporação à entidade. Também foram debatidas possíveis implementações no setor de comunicação e imprensa do Núcleo BR. Foi acertada a produção de uma newsletter, uma espécie de boletim informativo impresso, da entidade.

Outro assunto abordado na reunião foram as regras de portabilidade entre as empresas associadas ao Núcleo BR. Os presentes puderam fazer sugestões a respeito do modelo criado por Agnaldo De Maria. “Eu acho que poderia ser estabelecido um teto mínimo a ser cobrado por base de dados, além de prazo para entrega dos descritivos”, informou Geraldo Gomes Coutinho. Outra sugestão foi a utilização de um mediador para solucionar possíveis impasses relativos à portabilidade dos sistemas.

Paralelamente, foi também sugerida a constituição de uma possível comissão de ética da entidade ou a utilização do mesmo mediador para a portabilidade. O objetivo é solucionar os impasses e possíveis diferenças entre as empresas membros do Núcleo BR de forma pacífica, amigável e imparcial. “Acredito que seja importante e me ofereço para passar pelo crivo do advogado da Officersoft as regras de portabilidade. Acho que é essencial termos um parecer jurídico sobre as regras”, disse José Eduardo de Souza.

No último assunto da reunião, Marcos Ortiz expôs aos presentes um panorama geral a respeito dos eventos voltados à Certificação Digital, já que muitas empresas do Núcleo BR são Parceiras de Suporte Técnico (PSTs). Marcos marcou presença no evento que aconteceu, recentemente, em Campo Grande-MS e informou que os próximos acontecerão em Palmas-TO e em Florianópolis-SC.

Fonte: Assessoria de Imprensa

OFFICERSOFT CONSULTICART ENGEGRAPH Sistemas ON LINE Engenharia de Sistemas SIPLANCONTROL-M DEMARIA CERTDOX DOCUMENTOS CONFIÁVEIS LYON ARGON DRD SISTEMAS