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No dia 12 de abril, 6ª-feira, o SINOREG-ES, Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo promoveu uma reunião para...

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Núcleo-BR debate futuras parcerias e divulgação de seus cases


Data: 16/06/2010

Coordenada pelo presidente do Núcleo de Desenvolvedores de Software para Cartórios (Núcleo BR), Marcos Petrônio Barbosa, os integrantes da entidade associativa de desenvolvedores de programas extrajudiciais reuniram-se nesta segunda-feira (14.06), em São Paulo para debater futuras parcerias e a divulgação de seus trabalhos entre notários e registradores. Participaram do encontro Agnaldo De Maria (DeMaria), Paulo Gonçalves Siqueira e Laudemir Moura (Siscart) e Adriano Marcelo e Jeferson Parolin (Mamcart).

A reunião teve início com a apresentação da nova secretária do Núcleo BR, Tatiane Fraguas, encarregada de realizar o trabalho institucional da entidade, e de representantes da empresa Mamcart, que se associou há cerca de um mês. “Estamos no mercado há 10 anos, cinco destes trabalhando diretamente com os cartórios, mais precisamente com os da região de Campinas”, afirmou Adriano Marcelo.

A respeito do convênio a ser firmado com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), decidiu-se que seria proposta uma reunião com a entidade, juntamente com o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg-SP), para definição do projeto piloto, que estabelecerá os limites do software de baixo custo que será disponibilizado aos cartórios deficitários para propiciar a sua informatização.

Os participantes também definiram a necessidade de uma outra reunião a ser agendada junto a Associação dos Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo (Arisp) para formalização da parceria entre as entidades para o desenvolvimento de um software facilitador para recebimento e reposta de ofícios eletrônicos, assim como a definição do projeto que será desenvolvido.

“Nós precisamos conversar com a Arisp porque há um entrave grande neste projeto que é a exigência do envio de dados desde 1976. Nós teremos que pedir para os cartórios enviarem informações desde essa data. Todos nós sabemos das dificuldades que isso implica”, afirmou Laudemir Moura.

Já a respeito do último evento promovido pelo Serac, que contou com a parceria do Núcleo BR definiu-se que será feita uma página na internet com os cases apresentados e com as respectivas matérias produzidas e fotos da ocasião, com o objetivo de divulgar os trabalhos das empresas parceiras do Núcleo.

Foi acertado também que será produzida uma entrevista, mensalmente, com cada empresa a respeito das últimas atualizações do mercado, benefícios e cuidados por parte dos registradores e notários com o mesmo objetivo. “Assim nós teremos ainda um meio de expor esse material para os próprios cartórios quando tivermos que visitá-los. Isso se tornará uma ferramenta de auxílio nos casos de dúvida por parte dos oficiais e tabeliães”, acrescentou Marcos Petrônio Barbosa.

O último assunto tratado no encontro foi a portabilidade dos softwares desenvolvidos pelas empresas associadas ao Núcleo BR. Os participantes acertaram que serão definidas regras para o procedimento, bem como determinação de prazo para o cumprimento e definição do layout a ser seguido, tendo o Núcleo como mediador. Cada empresa deverá assinar os critérios. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

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