Cases de sucesso

Central de Registro Civil de Alagoas

O Fundo Especial para o Registro Civil (FERC) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen/AL) reuniram, na manhã desta...

Solicite um orçamento













Empresas de TI se adequam para atender nova modalidade de casamento civil


Data: 07/06/2013

Associadas ao Núcleo-BR tiveram que atualizar os sistemas para registrar casamentos homoafetivos

As empresas de TI para cartórios extrajudiciais de todo o país associadas ao Núcleo-BR, grupo de empresas desenvolvedoras de softwares, tiveram um grande esforço nas últimas semanas para adequarem seus sistemas para atender a esta nova modalidade de casamento civil – o homoafetivo.

Segundo Aldebaran Leite Agner, presidente do Núcleo-BR, anteriormente era feito uma escritura, em Tabelionato de Notas, de União Homoafetiva. Agora com a legalidade, todos os direitos são resguardados e equiparados ao casamento tradicional, desde a formação de família, direitos aos bens e direitos previdenciários. “Alguns cartórios já estavam fazendo o Casamento Homoafetivo. Mas, no dia 14 de maio, o Conselho Nacional de Justiça publicou uma Resolução, através do comunicado 33/2013, que os cartórios eram obrigados a celebrar o Casamento Civil ou a Conversão de União Estável em Casamento entre pessoas do mesmo sexo”.

Com referência aos sistemas de informática para Registro Civil das Pessoas Naturais, os cartórios, ainda de acordo com Aldebaran, passaram por grandes adequações para que a redação dos textos nos documentos ficasse de forma adequada, pois até então constavam a indicação Noivo/Noiva ou Marido/Mulher. “Para os casos do casamento Homoafetivo essa indicação não se enquadra. Nós, provedores de soluções para cartórios, precisamos fazer uma análise e uma varredura no sistema para tratar cada caso, de forma a adequar e indicar a tratativa correta, tanto para Casamento Homoafetivo masculino como o feminino, além de manter o formato tradicional”.

José Eduardo de Souza, CEO da empresa OFFICERSOFT de Blumenau/SC, comenta que em julho de 2011 aconteceu o primeiro registro de Casamento Homoafetivo em Itajaí. “Apesar da legislação não prever este procedimento na época, nós da Officer alteramos a função que trata da habilitação para o casamento, assim como o termo de registro, possibilitando que independentemente do gênero dos pretendentes, o processo fosse devidamente elaborado respeitando a qualificação das partes envolvidas”. José Eduardo ressalta que o papel dos provedores de tecnologia para área extrajudicial é de possibilitar que se possa, de maneira imediata, adequar as peças atribuídas aos cartórios às mudanças impostas pela legislação, trazendo assim segurança jurídica, que é vital para o desenvolvimento com qualidade dos serviços extrajudiciais.

 

Sobre o Núcleo-BR

O Núcleo de Empresas Desenvolvedoras de Softwares para Cartórios (Núcleo-BR) foi criado em 2007 e representa a maturidade empresarial do setor de tecnologia para cartórios. Atualmente, é composta de mais de 20 associados com atuação em todos os segmentos registrais e notariais, respondendo pela informatização de cartórios em todos os Estados brasileiros. A proposta do Núcleo-BR é prestar contribuição no processo de interconexão e integração de operações dos cartórios de notas e registro do Brasil. Na média, as empresas integrantes do Núcleo-BR possuem 20 anos de experiência a serviço da informatização dos cartórios, distribuídos por todo o território nacional e habilitados nas especialidades específicas. A representatividade do Núcleo-BR corresponde a cerca de 70% do volume das transações nos cartórios de notas e registro do País. O Núcleo-BR defende a livre iniciativa entre as empresas de tecnologia que atuam neste segmento, a ampliação da base de cartórios informatizados, a integração das bases de dados e apóia o setor no objetivo de implementar serviços mais ágeis e seguros à sociedade brasileira. O atual presidente da entidade é Aldebaran Leite Agner, da empresa Ansata.

 

Informações à imprensa:

Bruna Rossifini
Tel: (11) 2578-0422
E-mail: bruna@grupovervi.com.br
Rua Freire Farto, 56 - Pq. Jabaquara - SP
CEP. 04343-120
www.grupovervi.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

OFFICERSOFT ON LINE Engenharia de Sistemas ARGON LYON DRD SISTEMAS DEMARIA SIPLANCONTROL-M CONSULTICART CERTDOX DOCUMENTOS CONFIÁVEIS ENGEGRAPH Sistemas