Cases de sucesso

Prêmio SESI em parceria com a Academia Goiana de Letras

A Engegraph é Case de Sucesso em Informatica e seu colaborador Hélio de Lima Barbosa, programador de sistemas, é Case premiado em literatura -...

Solicite um orçamento













Núcleo-BR participa de evento sobre Registro Eletronico em SP


Data: 26/08/2014

A diretoria do Núcleo-BR participou do 2º Seminário sobre Registro Civil Eletrônico organizado pela ArpenSP e ArpenBrasil, realizado no dia 16 de agosto, em São Paulo, Capital. 
 
Estiveram presentes pelo Núcleo-BR o atual presidente, José Eduardo de Souza (Officersoft/SC), assim como os diretores Aldebaran Leite Agner (Ansata/PR), Agnaldo De Maria (DeMaria/SP), Marcos Petronio de Souza Barbosa (Argon/SP). Além destes também compareceram Sandro Luiz Milczewski e Luciano Borghi (Ansata/PR) e Sóstenes Pereira Alves (SPAC/ES).
 
Na ocasião os diretores da associação das empresas de software para cartórios colocaram a mesma à disposição para colaborar, visto que um de seus objetivos é incentivar a informatização das serventias extrajudiciais e auxiliá-las nos projetos de interconexão. Durante o coquetel, foi discutido com Luis Vendramin, vice-presidente da Arpen-SP, a necessidade da melhoria do canal de comunicação entre as empresas de software e entidade cartorária, tendo sido ratificada a sugestão da criação de um forum eletrônico.
 
O eventou contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a Ministra Ideli Salvatti, atual titular da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e apresentou as novidades da Central de Registro Civil provida pela entidade paulista e que agora, devido a normatização por Provimento do Conselho Nacional de Justiça, passará a ser nacional e também disponível para uso nas repartições consulares brasileiras no exterior, via convênio com o Ministério das Relações Exteriores. Com esta regulamentação, as entidades estaduais dos cartórios civis terão um ano para integrar e compartilhar serviços de envio e recebimento de comunicações e documentos, atendimento a buscas de registros e pedidos de certidão.
 
O objetivo da CRC, Central de Registro Civil, é facilitar a comunicação entre os cartórios civis, principalmente na localização de registros, solicitação e materializar certidões. Pretende-se, com ela, agilizar a prestação de serviço, permitir trânsito seguro de documentos entre os cartórios, o que aumentaria a percepção de qualidade no serviço delegado, com segurança juridica e forte apelo para prevenção de fraudes.
 
A Ministra de Estado destacou a importância dos registradores civis que, em conjunto com o governo, erradicaram o sub-registro de nascimentos no Brasil (diferença entre as crianças que nascem e as que são registradas em cartório). Informou que, atualmente, o Brasil está com índice abaixo de 6% o que, por organismos internacionais, é considerado "não existência de sub-registro".
 
 

Fonte: Equipe Núcleo-BR

ON LINE Engenharia de Sistemas OFFICERSOFT ENGEGRAPH Sistemas ARGON DRD SISTEMAS SIPLANCONTROL-M CERTDOX DOCUMENTOS CONFIÁVEIS LYON DEMARIA CONSULTICART