Cases de sucesso

DOC-Web da DeMaria para Registro Civil antecipou a "era da nuvem"

Agnaldo De Maria, diretor da DeMaria relata sua experiência e seu sucesso em trabalhar com software DOC-Web. "A computação nas nuvens chega...

Solicite um orçamento













Reunião entre Núcleo-BR e ARISP


Data: 16/04/2015

Núcleo-BR participa de reunião técnica com a Arisp

Durante o encontro foi definida a criação de um Fórum Técnico, onde os desenvolvedores de sistemas poderão tirar dúvidas sobre as centrais da Arisp diretamente com a equipe técnica das empresas provedores de soluções para cartórios de registro de imóveis.

No último dia 14, o presidente do Núcleo-BR, Marcos Petrônio de Souza Barbosa, acompanhado por associados da instituição, participou de uma reunião técnica com o analista de sistemas da Associação de Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Walter de Oliveira. O encontro que aconteceu na sede da Arisp e teve como objetivo esclarecer dúvidas técnicas e operacionais referentes aos projetos da  associação de registradores imobiliários. Detalhes e funções de sistemas como a Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), o Ofício Eletrônico e a Penhora Online, foram amplamente discutidos durante toda a reunião. Compareceram também ao encontro representantes das empresas Alkasoft, Ansata, Argon, DeMaria, Engegraph, Finch Soluções, Officersoft, Online e SBS.

O analista de sistemas da Arisp iniciou a reunião frisando a importância dos sistemas que são desenvolvidos pelas empresas associadas ao Núcleo-BR e afirmando que suas funcionalidades são essenciais para facilitar a vida da população e dos registradores de imóveis. “Acho que esse encontro será muito produtivo, pois se todas as empresas implantarem corretamente a comunicção seus sistemas com as centrais, simplificarão a vida dos registradores e eles não precisarão recorrer a Arisp”, afirmou Oliveira. Para o presidente do Núcleo-BR, a maior dificuldade na adequação dos softwares é a falta de informação e falhas na comunicação entre os cartórios, as associações de registradores de imóveis e as empresas que desenvolvem seus sistemas. “Após percebermos que alguns softwares não estavam atendendo de forma adequada a integração a CNIB, nos comprometemos em marcar essa reunião com a Arisp para trazermos todo o nosso conhecimento técnico e sanarmos as dificuldades e dúvidas das empresas”, declarou Barbosa.

Oliveira explicou a todos os presentes, as funcionalidades e configurações dos projetos utilizados pelos registradores, além de falar sobre as maiores dificuldades que os oficiais de registro têm com os sistemas.

A diretoria do Núcleo BR sugeriu que fosse criado um Fórum de dúvidas, onde todos os desenvolvedores poderiam expor suas questões para a Arisp, facilitando assim o desenvolvimento das ferramentas de integração com os sistemas. A sugestão foi prontamente aceita por Oliveira, que se comprometeu em contribuir com o desenvolvimento do meio de comunicação. O analista da Arisp afirmou também que antes que o Fórum seja efetivamente criado, enviará por e-mail as novidades e adequações em sistemas da instituição para todos os representantes de empresas que compareceram a reunião. Para ele, “essas reuniões são importantes, pois trazem à tona as necessidades de quem está no cartório, aplicando implementações e melhorias e faz com que a Arisp tenha conhecimento dos impasses, conseguindo assim ajudar o usuário do sistema a ter melhores resultados ao atender os tribunais, corregedorias e todos os interessados em serviços dos registros de imóveis”, salientou. Para o representante da empresa OfficerSoft, José Eduardo de Souza, o fórum é a chave do sucesso para resolver os problemas de desenvolvimento de sistemas e suas funções, já que foi uma solução que funcionou muito bem com a associação de notários. “O fórum é um mecanismo muito bom e comum e com certeza é o caminho para superarmos nossos obstáculos”, afirmou.

Para o presidente do Núcleo-BR, com essas reuniões é possível fazer a integração dos software dos registradores de imóveis com as centrais da Arisp e com todos os projetos da instituição. “Hoje temos dificuldade por não dispormos de certas informações técnicas, como as que conseguimos nessa reunião com o Walter. Esses dados vão facilitar muito o desenvolvimento de algumas adequações para atendermos aos provimentos de cada estado”, ressaltou Barbosa.

Para o representante da SBS, Thiago Domingues, a reunião foi de grande relevância, pois os avanços e o aperfeiçoamento da tecnologia estão presentes em tudo na vida do cidadão. “Infelizmente, na área notarial e registral ainda convivemos com uma certa despadronização e com toda certeza a tecnologia é o caminho para que possamos padronizar essas áreas e facilitar a vida do cidadão em diversos sentidos, principalmente em um serviço que todos inegavelmente precisam”. Flávio Giovanni Almeida da Silva, representante da Finch Soluções, acredita que a reunião foi completamente benéfica e produtiva para o desenvolvimento de softwares que atendem cartórios em todo o país, pois são poucas as empresas que têm informações suficientes para desenvolver, criar e equalizar o que está sendo colocado no mercado pela Arisp.  “Essa reunião trouxe um pouco mais de bagagem e sustância para nós e acabou unindo as empresas de desenvolvimento à Arisp, além de fazer com que os cartórios sintam mais comodidade e conforto que vai acontecer daqui pra frente”, assegurou.

Agnaldo De Maria, diretor do Núcleo BR, acredita que a reunião foi o início de um novo relacionamento com a Arisp e que a comunicação será priorizada de agora em diante. “Essa reunião foi importantíssima por causa da abertura que ela nos deu para a melhoria do padrão de comunicação entre a Arisp, os cartórios e os desenvolvedores de softwares. Isso no fundo vai resultar na melhoria dos sistemas e no atendimento que o cartório oferece para os seus clientes”. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

OFFICERSOFT CERTDOX DOCUMENTOS CONFIÁVEIS ENGEGRAPH Sistemas SIPLANCONTROL-M ARGON LYON DEMARIA ON LINE Engenharia de Sistemas DRD SISTEMAS CONSULTICART